Vitória da Conquista: Professores da Rede Municipal participam de formação
Com o objetivo de colocar em prática a nova proposta pedagógica da Secretaria de Educação, as formações com as escolas que aderiram ao projeto recomeçaram na última semana, reunindo professores do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino. Com aulas teóricas e práticas, os professores tiveram um contato mais aprofundado com a nova metodologia a ser utilizada em sala de aula, apropriando-se do lúdico para facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
Os professores tiveram a oportunidade de vivenciar algumas atividades divertidas e que permitem trabalhar a lateralidade, equilíbrio, memória, esquema corporal, entre outros aspectos da Psicomotricidade. Brincadeiras que estimulam as crianças ao mesmo tempo em que ajudam no seu desenvolvimento cognitivo.
Durante o encontro, foi ressaltado que os alunos precisam passar por todos os processos necessários para o desenvolvimento das estruturas responsáveis pelo processo de aprendizagem, sem pressa ou angústias que comprometam este desenvolvimento, dando segmento ao processo pedagógico, de acordo com os níveis de desenvolvimento mental da criança, assim como a grande influência que têm os jogos na aprendizagem dos alunos. “Tentamos com os jogos e outros materiais desenvolvidos no Núcleo Pedagógico, professores e coordenadores das escolas enriquecer os conteúdos. É uma das formas metodológicas utilizadas por nós, para envolver os alunos e fazer com que a escola se torne um lugar extremamente agradável para eles”, afirmou a coordenadora geral do Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Alcina Lúcia Simões.
Materiais específicos do método e outros materiais pedagógicos também foram produzidos, como: tábuas de uma e dupla entrada, hex multiplicativo, lince, jogo de sinais, dominó humano, trilha, divisão em linhas, jogo da última sílaba, bingo mágico, jogo da velha diversificado, jogo da velha das operações e sequência lógica de séries.
Para os professores, a nova proposta pedagógica tem ajudado bastante no processo de ensino-aprendizagem. “Eu achei muita produtiva a formação, confeccionamos muito materiais para trabalhar com os alunos. Eles gostam de fazer as coisas brincando e esse método proporciona isso, então eles ficam cativados, se sentem motivados”, disse a professora, Marileide Conceição Fernandes, da Escola Municipal Iza Medeiros.
Eliene Sena Pereira, do José Rodrigues do Prado/CEI, Pradoso, vê as formações como um auxílio aos professores. “A formação ajuda-nos a desempenhar melhor o nosso trabalho, colaborando para a aprendizagem dos alunos, porque percebemos que as crianças têm uma série de influências fora da escola e quando o professor apresenta um trabalho diferenciado, dinâmico, ele consegue atrair a atenção dos alunos e a permanência deles na escola”.
Parece que é só brincadeira, mas não é verdade. A professora Mara Cristina Vieira de Amorim, da Escola Orlando Espínola/CEI, Pradoso, explicou que trabalha com alunos especiais e esse método tem trazido uma grande evolução no processo de aprendizagem da sala. Tenho um aluno mesmo que tem 6 anos, ele é especial, com limitações na fala, na audição e já consegue reconhecer a família das vogais e também já inicia o processo de coordenação para a escrita. Realmente dá resultados”.
A professora Andreia de Souza, da Escola Marlene Flores, também tem gostado das formações, e as atividades propostas têm dado muitos resultados nas suas salas. “Eu já estou vendo alguns resultados na minha turma do 2º ano, meus alunos não estavam lendo e agora já começaram a reconhecer as sílabas. Estão muito empolgados, porque estão descobrindo a leitura. Os do 4º ano também estão gostando bastante dos jogos que tenho aplicado nas aulas”.
fonte:http://suacidade.org/vitoria-da-conquista/professores-da-rede-municipal-participam-de-formacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário